terça-feira, 27 de setembro de 2011

Romance

   O Sertanejo
    José de Alencar
 O romance começa com o capitão Mor Gonçalo Pires Campelo e a sua esposa Dona Genoveva e a sua filha Dona Flor, Chegando á sua fazenda, no caminho  há um incêndio e arnaldo salva dona Flor, sua amada e a leva para fazenda sem que ninguém veja.
     O romance se passa na fazenda Oiticica Sertão Quixeramobim-Ceará.Arnaldo o Sertanejo era um rapaz valente de 21 anos, Que em vários momentos do romance salva dona Flor, mostrando-se com uma força e uma sagacidade, que não é comum a nenhum homem.
   A obra possui o tempo cronológico pois conta a história de Arnaldo  edo seu amor por dona Flor, e em vários momentos do romance à presença de flash beek, pois Arnaldo volta a sua infância com dona Flor como se estivesse vivendo aquele momento.
  Há no romance personagens planas como dona Flor que é uma protagonista que não evolui e acaba o romance sem mostrar os seus sentimentos.Arnaldo é  um personagem plano, pois a história é escrita á partir dele um sertanejo que em vários momentos da obra se torna um herói mas que não muda..
    O romance o Sertanejo induz o leitor a pensar na forma como o romance se desenvolve, fazendo com que o leitor sinta-se  como se estivesse vivendo o romance é um romance vertical, mostra o íntimo de Arnaldo que ama dona Flor , e o sofimento de Alina parente de Flor que o ama.
     O amor de Arnaldo por dona Flor e a adoração que ele tem por ela, acreditando que Flor haveria de ser sempre  solitária e sempre donzela como a lua no céu e a virgem no altar. E ele a adoraria eternamente assim, no seu resplendor e não queria outra felicidade senão fosse essa de viver de sua imagem é inverossímel.
     A obra é em terceira pessoa, pois o narrador não é um personagem da obra. É um narrador analítico que em diversos momentos do romance explica os costumes dessas pessoas que habitam no sertão do Ceará.
   O romance em epígrafe é fechado,a história termina com Arnaldo tendo a oportunidade de pedir Flor em casamento.Mas ele não pede, ele pede a mão de Alina para Agrela.

2 comentários:

  1. O Sertanejo de José de Alencar,já li o livro e recomendo.Apesar de extenso e um vocabulário mais complexo,vale a pena conhecer essa fantástica obra de Alencar,caracterizado como um romance menos expressivo nos conta a história de Arnaldo que se apaixona por sua irmã de leite Dona Flor, e que sempre fez de tudo para agradá-la.Confesso que me surpreendi no final do livro, quando Arnaldo tem a oportunidade de fazer qualquer pedido ao pai de Dona Flor, e ele não a pede em casamento.Foi um choque para mim como leitora, porém achei interessante pois mudou um pouco aquela história de final feliz sempre. Sua análise está muito boa, parabéns !!!

    ResponderExcluir